18.7.14

BENTO GONÇALVES - Tour Caminhos de Pedra

Este tour busca resgatar a herança cultural italiana. É uma região rural da cidade onde se mantiveram, ou foram recuperadas, casas originais dos colonos, em que geralmente a parte inferior da construção era feita de pedra e a parte superior de alvenaria. Citando o trabalho do arquiteto e urbanista local Marcelo Damazzini, "o roteiro Caminhos de Pedra é pioneiro no Brasil no segmento, referência nacional e internacional. Foi tema de muitos estudos e teses sobre turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo e administração". Em julho de 2014 o preço do tour está por volta de R$ 85 por pessoa. Novamente eu fiz este tour com a agência Vale das Vinhas. Caso você tenha disponibilidade para ir de carro, existem muitos outros pontos para visita e apreciação. O roteiro é muito bem elaborado, bom exemplo de organização turística. O site do roteiro, com todas as dicas, também é excelente:  www.caminhosdepedra.org.br/pt/index.php



Pão saindo do forno na Strapazzon
Um dos lugares visitados foi a Cantina Strapazzon, locação do filme “O Quatrilho”.  A cantina produz vinho tradicional artesanalmente e sucos de uvas, que podem ser degustados durante a visita. Uma pequena construção em frente serve de lojinha, vendendo os sucos, doces, queijos e, o mais interessante, pão caseiro feito na hora. Muitas vezes você vê o pão ser retirado do forno de pedra, e pode comprá-lo ainda quentinho. Uma delícia.
 

Ovelhinhas em um momento de descanso após o pastoreio


Outra parada gostosa do tour é na Casa da Ovelha. É o tipo de lugar que dá gosto e orgulho de ver, pela seriedade e empreendedorismo. Você assiste a um curto vídeo contando um pouco sobre as atividades e degusta alguns dos produtos feitos com leite de ovelha (queijos e doce de leite, todos sem lactose) e depois visita o pasto onde são criadas as ovelhas. Monitores acompanham o grupo explicando tudo sobre a criação, mas o mais interessante é ver o pastoreio das ovelhas, feitas com um fofíssimo cão da raça Border Collie. Conforme o dia e o horário, pode ver amamentação de filhotes, tosquia ou ordenha. É imperdível para crianças.

A lojinha é um encanto. Além de vender os produtos feitos com derivados de leite de ovelha, tem diversos produtos relacionados, como cremes de beleza feitos com leite de ovelha, pantufas e tapetes feitos com peles de ovelha, mas o mais fofo são camisetas, chaveiros, pelúcias, tudo com o tema ‘ovelha’. Foi uma das poucas vezes que vi no Brasil uma coisa tão profissional, juntando ao mesmo tempo, de modo bem organizado e inteligente, a visita turística, uma produção industrial, e a exploração comercial (bem feita e simpática) de um tema. Vale bastante a visita. Iniciativa a se admirar e copiar em outras regiões do país.


Casa da Erva Mate e a roda d'água


A Casa da Erva-Mate é similar, mas menos produzida. Atualmente faz a produção do mate, mas o local mantém um pequeno museu em que se pode ver o funcionamento dos equipamentos utilizados para o processamento do mate no início do século XX, movidos por roda d'água. Ao final da visita há degustação de mate, e existe um pequeno varejo.


Lateral da Casa de Pedra
Visitamos apenas o exterior da Casa de Pedra, mas caso você esteja de carro, pode parar para almoçar, pois o lugar abriga um restaurante de comida italiana, com massas artesanais e carnes. A casa é um dos exemplares mais rústicos e que melhor conservam a arquitetura dos primeiros tempos da imigração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário